Neste artigo, vamos falar sobre nicho de mercado e como escolher um nicho lucrativo para o seu negócio online.
Muitas pessoas não sabem ou têm muitas dificuldades na hora de escolher um nicho de mercado lucrativo.
Escolher um nicho de mercado certo para trabalhar não é uma tarefa fácil.
Afinal, é muito difícil atender a todos os gostos e públicos de um possível mercado consumidor.
Mas, você sabia que escolher corretamente um bom nicho de mercado pode fazer toda a diferença para o sucesso e o crescimento do seu negócio?
Portanto, se você quer saber mais, é só continuar lendo, com certeza vai te ajudar muito na escolha do seu nicho lucrativo.
Mas antes, vamos entender o que é nicho de mercado?
O que é nicho de mercado?
Nicho de mercado nada mais é do que uma pequena parcela de um mercado, ainda pouco ou mal explorado.
Ou seja, é a identificação de um público menor dentro de um setor mais amplo, com necessidades e preferências especiais.
Para deixar mais claro, vou te dar alguns exemplos:
- Beleza é um segmento de mercado, e a partir dele, temos os nichos de maquiagem, manicure, depilação, etc.
- Relacionamento é outro segmento de mercado, e a partir dele, temos os nichos de namoro, casamento, educação dos filhos, etc.
Para deixá-lo de forma mais específica, podemos segmentar ainda mais, veja:
- Segmento de Mercado: Hobbies
- Nicho: Música
- Sub-nicho: Ensinar tocar violão.
Então, percebeu como é fácil definir um nicho para seu negócio online?
Trata-se de pegar um determinado mercado e analisá-lo, até encontrar uma necessidade dos consumidores que ainda não foi atendida ou foi pouco explorada pelo mercado.
Veja depois: 10 Dicas Infalíveis de SEO para Posicionar o seu Site no Google
Por que se definir um nicho de mercado?
Agora que você já sabe o que é nicho, partiremos para outro ponto que é a importância de se definir um nicho de mercado.
Leia depois: Melhores Nichos para Afiliados: Descubra os 12 Mais Rentáveis
1. Vantagem Competitiva
Em um nicho específico, você encontrará um número muito menor de concorrentes.
Pense comigo, imagine que você quer montar uma loja online e não define muito bem que produto ou serviço irá oferecer para seus clientes.
Nesse caso, terá que enfrentar uma grande concorrência, pois, você estará competindo com grandes lojas, como, por exemplo, a Amazon, Magazine Luiza, Lojas Americanas e tantas outras no mercado.
Assim, fica difícil competir com as estratégias de marketing, preços e a grande variedade de produtos e serviços oferecidos por essas lojas.
O ideal seria você montar uma loja online com um produto mais específico, como, por exemplo, uma loja que só vende computadores, e a partir daí, você começar a expandir o seu negócio.
2. Redução de Custos
Ao especificar bem um nicho de mercado, fica mais fácil saber o tipo de público que você deseja atingir e qual o tipo de serviço ou produto que você deseja oferecer.
Assim, você pode usar seus recursos de maneira otimizada e mais eficiente para suas campanhas de marketing.
Com um público menor fica muito mais fácil alcançá-lo, podendo testar suas estratégias de maneira econômica, evitando assim, grandes desperdícios de dinheiro.
3. Conhecimento do Cliente
Ao ter um público-alvo muito específico, você terá uma ótima oportunidade de conhecê-los a fundo.
Dessa maneira, você tem como saber quais são seus problemas (dores) e quais são seus desejos (prazer), para, a partir daí, apresentar soluções que resolvam essas necessidades.
Conhecendo as características de seus clientes você irá se comunicar de forma personalizada, específica e mais emocional.
Dessa forma, quanto menor for o seu mercado, mais conhecimento você terá sobre seus clientes.
4. Lealdade do Cliente
Seu cliente se tornará leal aos seus produtos e serviços.
Digamos, que você consegue atender a uma demanda específica de um cliente que ninguém mais consegue no mercado.
Com certeza, você já conquistou esse cliente para o seu negócio e ainda contará com o marketing boca a boca.
As pessoas estão cada vez mais em busca de um atendimento mais diferenciado e personalizado, assim, o seu negócio, só tem a ganhar.
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Leia depois: Como Ganhar Dinheiro com Blog: 7 Dicas para Monetizar Rápido
Círculos essenciais para escolha do seu nicho de mercado ideal
Agora, falaremos sobre como descobrir seu nicho ideal para você iniciar seu negócio online.
Segundo Jim Collins no livro Empresas Feitas Para Vencer, você deve avaliar três características essenciais para escolher o seu nicho.
1. Identifique suas Paixões
O que você mais gosta de fazer? Em que você tem mais interesse? Que atividade te deixa feliz ao realizá-la?
Passamos parte da nossa vida nos dedicando ao trabalho, então, é fundamental que seja algo com o qual gostamos e nos identificamos.
Não há nada pior do que realizarmos uma atividade na qual não temos o menor interesse ou satisfação, concorda?
Ao trabalhar pela internet, você terá que estudar e produzir conteúdos de qualidade, ou seja, conteúdos que agregue valor na vida das pessoas.
Você não vai querer dedicar o seu tempo estudando um assunto do qual não gosta, ou, não tem um mínimo de interesse, não é mesmo?
Então, escolha um nicho que pelo menos você goste, e que, você se sinta motivado para trabalhar com ele.
Com certeza isso influenciará muito para o sucesso do seu negócio online
2. Identifique suas Habilidades
Faça uma lista das coisas que você tenha conhecimento ou alguma habilidade.
Como, por exemplo, culinária, beleza, artesanato, nutrição, música, etc.
O ideal é você trabalhar com assuntos sobre os quais você estudou, domine e entenda muito bem, mais do que qualquer outra pessoa.
Agora, com esta lista em mãos, faça uma nova pesquisa, observando quais das opções tem mais quantidade de buscas na internet.
Mais adiante, falaremos sobre as principais ferramentas de buscas.
Pronto! Agora, só falta o último passo, eu diria o mais importante na escolha de seu nicho lucrativo.
3. Identifique se tem Lucratividade
Feito os dois passos citados acima, você precisa observar o seguinte:
- Primeiramente, se há dinheiro circulando no nicho escolhido;
- Segundo, se as pessoas têm interesse nesse nicho; e, por último,
- Se esse nicho pode trazer alguma lucratividade para seu negócio.
O seu nicho lucrativo vai está exatamente na junção desses três itens ( paixão, habilidade e lucratividade).
Mas, o ideal é que, independentemente de qual seja o seu nicho ele tem que abranger o círculo do dinheiro.
Leia depois: Fórmula Negócio Online Funciona? Minha Opinião Sincera!
5 Passos simples para escolher o seu nicho de mercado lucrativo
Agora, falaremos sobre como escolher um nicho lucrativo para seu negócio online.
A escolha de um bom nicho é parte crucial para o sucesso do seu negócio.
1. Faça uma lista
Escolha o mercado que você deseja atuar, lembra acima que, falamos sobre você listar as suas principais habilidades?
Se ainda não fez a sua lista, então, agora é a hora.
Liste o que você mais gosta de fazer, sobre o que você tem conhecimento ou estudou e sobre o que você gostaria de aprender.
É muito importante que você pesquise por nichos que você tenha afinidade.
Com sua lista em mãos, vá especificando, quanto mais detalhado melhor, até encontrar o seu nicho lucrativo.
Como, por exemplo:
- Mercado: Saúde
- Segmento: Emagrecimento
- Nicho: Perder peso após o parto
Portanto, não pule esta etapa, pois ela é fundamental para a escolha do seu nicho de mercado.
2. Identifique problemas ou desejos
Ao definir o seu nicho, tente encontrar algum problema ou desejo que as pessoas relacionadas ao seu nicho possui, e que, são poucas ou não foram ainda exploradas pelo mercado.
Portanto, pesquise muito, procure entender as necessidades do seu público-alvo, descubra sobre o que as pessoas do seu nicho estão falando, quais são as suas dúvidas, problemas, necessidades e preocupações.
3. Verifique a demanda usando as ferramentas de buscas
Agora, com sua lista de nichos, analise a demanda, crie palavras-chave relacionadas aos nichos que você especificou.
Para ter ideias de nicho, você pode usar as sugestões de buscas do próprio Google.
É só colocar termos assim: “como fazer”, “como a, b, c…” que ele mostrará o que as pessoas buscam, e “de” ou “para” depois da palavra principal da sua busca.
Uma excelente ferramenta de busca é o Ubersuggest.
Digamos, por exemplo, que você escolheu nicho de idiomas, uma palavra-chave seria “como aprender inglês”, “como aprender inglês rápido” a ferramenta irá te mostrar o volume de buscas e vai te dar ideias de palavras relacionadas.
Você pode usar o Google Keyword Planner, que mostra diversas palavras-chave, nele você pode ver informações sobre o tamanho do nicho escolhido.
Tem também Google Trends, que pode ser usado para verificar os termos de busca que estão em alta no momento.
Existem ainda outras ferramentas como: Semrush, Buzzsumo, que também vale a pena conferir.
Portanto, todas essas ferramentas irão te ajudar a ter ideias inovadoras de nicho e servirão para você validar a escolha do seu nicho.
4. Verifique a concorrência
Agora, você precisa analisar a concorrência, observe o que os seus concorrentes estão fazendo, e veja o que você pode fazer de melhor no seu nicho.
As mídias sociais são uma excelente ferramenta para ter ideias de nicho, visite Blogs, sites, Facebook, Instagram, YouTube, etc.
Analise o que os seus concorrentes estão fazendo nessas plataformas, veja o engajamento do público com relação ao nicho que você escolheu.
Observe se o público gosta, comenta, se dá feedback positivo, quantas curtidas, compartilhamentos, enfim, analise tudo isso.
E se tem competição, significa que é um bom nicho para trabalhar.
5. Faça uma pesquisa nas plataformas
Para você ter mais ideias de nichos para seu negócio online visite as plataformas de afiliados, como a Hotmart, Eduzz, Monetizze e a Braip.
Dessa forma, verifique os produtos relacionados ao seu nicho, se tem muitos produtos para vender, se o produto está vendendo, as comissões, visite a página de vendas, quem são os produtores.
Confira depois: 8 ERROS de Afiliados Iniciantes que te farão Perder TEMPO e DINHEIRO
CONCLUSÃO
A escolha do nicho, sem dúvida, é parte fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Escolher um bom nicho não é tão fácil, mas, com muita dedicação e estudo é possível encontrar um nicho de mercado em que haja um equilíbrio entre oferta e demanda.
Quanto mais específico for o seu nicho, melhor será para você se destacar e se tornar uma autoridade.
Portanto, foque no que você realmente é bom e depois tente dominar o seu nicho.
Esse assunto é muito complexo e muito delicado, afinal, estamos falando do seu futuro no mundo dos negócios e talvez você ainda esteja cheio de dúvidas.
Mas, para te ajudar, irei te recomendar um treinamento muito bom de marketing digital, caso você deseje trabalhar como afiliado digital.
É um treinamento completo que vai te ensinar o passo a passo de como montar um negocio lucrativo na internet.
E também vai te ajudar com muito mais detalhes de como escolher o seu nicho lucrativo.
Esse curso me ajudou a definir o meu nicho, com certeza vai te ajudar também.
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Espero ter te ajudado a encontrar o seu nicho de mercado lucrativo para o seu negócio online! Desejo sucesso na sua escolha! E se você gostou deixe um comentário abaixo.
Abraço! Até o próximo post!
Fica com Deus!
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