O que colocar na Biografia do Instagram para Ganhar Milhares de Seguidores?

Escrito por Eliane Silva

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O que colocar na biografia do Instagram para ganhar seguidores? 

Essa é uma dúvida que todo mundo tem quando se quer criar um perfil estratégico e otimizado para vendas no Instagram.

Afinal de contas, quem quer usar o Instagram para negócios quer ganhar mais seguidores.

E não somente isso, mas ganhar seguidores engajados, e principalmente, seguidores que convertem.

Mas, para isso é preciso caprichar na sua biografia, pois ela é o seu cartão de visitas. 

A biografia do Instagram é aquele pequeno espaço localizado logo abaixo do seu nome de usuário. Ela deve ter no máximo 150 caracteres.

Você sabia que a bio é a primeira coisa que as pessoas veem quando acessam um perfil no Instagram?

E como diz o ditado: “A primeira impressão é a que fica”.

No entanto, para atrair as pessoas certas e chamar a atenção do seu público-alvo para seu perfil, você deve fazer a descrição da sua biografia de forma atraente e persuasiva. 

Então, você deve usar muito bem esse espaço, procure incluir somente informações relevantes. 

E, principalmente, seja direto, claro e objetivo na descrição do seu perfil do Instagram.

Portanto, se você não sabe o que colocar na biografia do Instagram, leia o artigo até o final. 

Porque eu vou te dar todas as dicas de como fazer a bio perfeita para o Instagram, e que você possa atrair milhares de seguidores engajados para seu perfil.

Como Fazer a Bio Perfeita para o Instagram?

O que colocar na biografia do Instagram

Antes de saber o que colocar na biografia do Instagram para vender como afiliado, você precisa definir se o seu perfil vai ser um perfil de nicho ou um perfil autoridade.

Em ambos os tipos de perfis é muito importante que você conheça o seu nicho e o seu público-alvo.

Para que a sua comunicação seja mais assertiva, e assim, poder atrair as pessoas certas para o seu perfil. 

E dessa forma, ter a chance de vender mais com o seu perfil do Instagram como afiliado.

Perfil de Nicho do Instagram

O perfil de nicho é para as pessoas que querem vender no Instagram como afiliado, mas não querem aparecer em seu perfil, ou seja, é um perfil de marca.

Esse tipo de perfil gera muito engajamento, e por isso atraem bastante seguidores.

Portanto, crie conteúdo para chamar a atenção do seu público, trabalhando fortemente o apelo visual, isso faz crescer o perfil e atrai bastante seguidores.

Perfil Autoridade do Instagram

O perfil autoridade é para as pessoas que aparecem em seu perfil.

Ou seja, ela mostra o rosto e se posiciona como uma autoridade no seu nicho de atuação.

E as pessoas passam a vê-la como uma autoridade, como alguém que domina a sua área.

Esse  tipo de perfil demora um pouco mais para crescer, pois as pessoas ainda não te conhecem.

Porém, é mais lucrativo e a tendência é que gere mais resultados pelo engajamento.

Veja depois: Loja no Instagram: Como Criar uma Loja no Instagram e Impulsionar suas Vendas

O que colocar na Biografia do Instagram para Ganhar Seguidores?

O que colocar na Biografia do Instagram

Agora que você já definiu qual o tipo de perfil você quer criar no Instagram.

Vamos para o que colocar na biografia do Instagram para ganhar seguidores engajados e, o melhor, que venham se tornar seus potenciais clientes.

Leia depois: Fórmula Negócio Online Funciona? Minha Opinião Sincera!

1. Capriche na sua Foto de Perfil

Colocar a foto no perfil é muito importante, pois é através dela que as pessoas vão te conhecer.

Principalmente se você deseja se tornar autoridade no seu nicho.

Então, use uma foto sua de rosto, clara e nítida, para que as pessoas vejam e logo identifique quem é você.

As pessoas que estão nas redes sociais gostam de seguir e se relacionar com pessoas, pois isso gera muito mais conectividade, engajamento e confiança.

Porém, se o seu perfil é um perfil de nicho você pode colocar uma foto que represente o seu negócio.

Por exemplo, se o seu perfil no Instagram é de confeitaria, você pode colocar a foto de um bolo ou de um doce, ou o logotipo da sua empresa.

Leia mais: Como vender no Instagram como afiliado? Dicas Infalíveis.

2. Nome de Usuário

O nome de usuário é o nome pelo qual você quer ser encontrado no Instagram pelo seu público-alvo.

Se você deseja ser uma autoridade em seu nicho, você pode e deve usar o seu próprio nome como nome de usuário.

Porque usando o seu próprio nome vai ser muito melhor para você se posicionar como autoridade

Pois, você acaba ganhando a confiança das pessoas que te seguem, e assim, fica mais fácil para as pessoas comprarem com você.

Você pode também colocar o nome do seu blog/site, do seu negócio ou da sua marca.

Por outro lado, se você pretende trabalhar com um perfil de nicho, você deve colocar um nome que represente o seu negócio.

Pode ser, por exemplo, uma palavra-chave que tenha a ver com o seu nicho.

A dica, se possível, é usar um nome de usuário curto, fácil, simples, sem números e sem caracteres especiais. E também procure evitar termos em inglês.

Fazer um nome de usuário simples ajuda muito na identificação do seu perfil por outros usuários.

Além disso, é muito mais fácil para as pessoas lembrarem de você, ou seja, as pessoas precisam encontrar você facilmente.

Outra coisa interessante, é que o seu perfil pode ser encontrado também através dos mecanismos de buscas.

Ou seja, se alguém digitar o seu nome ou o nome do seu negócio no Google, o seu nome de usuário do Instagram pode aparecer logo na primeira página.

Isso acaba ajudando ainda mais o seu perfil a crescer e atrair mais seguidores engajados para o seu negócio no Instagram.

Essa é mais uma forma do seu perfil ser encontrado facilmente, daí a importância de ter um nome de usuário simples e fácil.

Por isso, é fundamental que a sua bio esteja otimizada também para os mecanismos de buscas.

Leia depois: Ferramentas Ninja Funciona? Aumente suas Vendas como Afiliado em Até 3X Mais

3. Use um Nome Otimizado e Estratégico

Ter o seu nome otimizado de forma estratégica é essencial para crescer o seu perfil no Instagram.

Porque isso ajuda muito as pessoas a encontrar o seu perfil dentro da plataforma.

A dica é você usar o seu:

Nome + uma palavra-chave relevante do seu nicho.

Por exemplo:

Eduarda  – Nutricionista

Marcelo – Fitness

Se você usa o seu próprio nome como @nome de usuário, e caso não queira repetir novamente no campo “nome”, você pode usar somente uma palavra-chave do seu nicho.

Porém se o seu perfil é um perfil de nicho você pode usar o mesmo nome que você usou no @nome de usuário, ou pode usar outra palavra-chave relevante do seu nicho.

Leia depois: 12 Ideias Criativas de Conteúdo para Instagram que Engajam e Convertem

4. Faça uma Biografia Atrativa e Persuasiva 

O que colocar na Biografia do Instagram

A biografia é importantíssima para atrair milhares de seguidores engajados para o seu perfil do Instagram, e assim poder vender mais na plataforma.

Pois, como falei no início, a bio é a primeira coisa que os seus visitantes vêem quando chegam no seu perfil.

E se a bio não conter elementos atrativos e persuasivos, algo que desperte a atenção dos seus visitantes, eles podem chegar no seu perfil e pular fora.

E você pode estar deixando de conquistar mais um seguidor para o seu negócio.

Então, para você criar uma biografia atrativa e persuasiva você deve usar técnicas de copy e responder às seguintes perguntas:

Para ficar mais fácil, eu vou te dizer o que você deve colocar em cada linha.

Fórmula Negócio Online Alex Vargas

Leia depois: Tema Avenger – Tenha um Blog Mais RÁPIDO e de ALTA CONVERSÃO

O que colocar em cada linha da bio do Instagram?

Na primeira linha da sua bio você responde:

  • Quem você ajuda
  • Como você ajuda

Simples, fale quem você ajuda e como você ajuda, vá direto ao ponto!

Veja um exemplo simples e você pode adaptar ao seu perfil:

  • Te ajudo a perder 7 kgs em 30 dias;
  • Te ensino a ganhar…em 15 dias;
  • Te ajudo a mudar a sua vida financeira com dicas de como poupar dinheiro.

Na segunda linha da sua bio você pode colocar sobre a sua autoridade.

Por exemplo, você pode dizer para os seus visitantes:

  • Quantas pessoas você já ajudou;
  • Quanto você já faturou com o seu negócio;
  • A quanto tempo você já trabalha nesse mercado…

Elencar os seus atributos acaba transmitindo autoridade, credibilidade e confiança para as pessoas que visitam o seu perfil no Instagram

Aliás, esses são pontos muito importantes para vender mais no Instagram.

Porque as pessoas vão ficar mais confiante em adquirir um produto quando você indicar.

As pessoas vão ver que você é alguém que sabe sobre aquele assunto que você aborda nos seus conteúdos, isso acaba corroborando com o que você colocou na primeira linha.

No entanto, se você é um afiliado iniciante e ainda não tem autoridade para mostrar para os seus seguidores, você pode fazer uma pergunta sobre uma dor ou um desejo do seu público-alvo.

Na terceira linha da sua bio você deve fazer uma CTA (Chamada para Ação).

A CTA – Chamada para Ação, basicamente consiste em você fazer um convite para as pessoas realizarem alguma ação.

Aliás, a chamada para ação é uma dica valiosa e muito relevante de o que colocar na biografia do Instagram e você não deve desperdiçar esse recurso no seu perfil.

Essa chamada para ação deve ser para as pessoas clicarem no seu link da bio, que é o que veremos a seguir.

5. Link da Bio

A biografia do Instagram é um dos poucos locais onde se pode inserir um link clicável.

Então, você pode colocar um link levando os seus seguidores para o seu blog/site, ou para o seu canal no YouTube, ou para o seu WhatsApp, ou para a página de captura, enfim.

Como só podemos colocar um único link na bio, é interessante você agregar todos os seus links em uma única página.

Então, se você tem um site em WordPress você pode fazer uma página contendo todos os links importantes do seu negócio usando o plugin  elementor.

Eu  usei esse recurso e criei a minha página do Instagram dentro do meu próprio domínio, clique aqui para ver.

Mas, se você não tem um domínio, você pode usar outras ferramentas para fazer isso. 

Como, por exemplo, o Linktree. O Linktree é uma “árvore de links”. 

E assim, você pode reunir todos os seus links importantes em uma única página.

Você pode colocar o link do seu blog/site, das suas redes sociais, seus contatos, suas iscas digitais…

Assim, você tem a oportunidade de colocar diversos links em uma única página, já que o Instagram permite o uso de apenas um link na bio.

Ter um link na bio do seu Instagram é muito importante, porque você pode até realizar vendas através desse link. 

Sendo portanto, essa estratégia mais uma opção do que colocar na biografia do Instagram, e que você deve usar para agregar valor ao seu negócio online.

6. Escolha a Categoria

A categoria é mais uma dica de o que colocar na biografia do Instagram.

Se você quer ganhar mais seguidores engajados é interessante você definir uma categoria.

Porém, definir uma categoria só é possível se você tiver um perfil profissional.

As categorias servem para deixar mais claro para o seu visitante o que você faz.

Existem diversas categorias e você pode escolher de acordo com o seu nicho de atuação.

Além disso, você pode segmentar ainda mais e escolher uma subcategoria, conforme a categoria que você já escolheu anteriormente.

7. Faça uso Estratégico das Hashtags

Usar hashtags na sua biografia é uma estratégia muito interessante para atrair mais seguidores engajados.

As hashtags são importantes, pois elas podem trazer mais relevância para o seu perfil do Instagram

Porém, não deve ser qualquer hashtags, é muito importante que você pesquise as palavras que tenham haver com o seu nicho e que sejam relevantes.

Por exemplo, se o seu nicho é emagrecimento você pode colocar hashtags como:

  • #dietade30dias;
  • #comoperderpesodeformasaudável;
  • #emagrecimentosaudável…

Essa é mais uma forma do seu perfil ser encontrado quando as pessoas pesquisarem na barra de buscas do Instagram.

Veja depois: Como Ganhar Seguidores no Instagram Grátis: Dicas e Estratégias Eficazes

8. Adicionar Emojis 

O que colocar na biografia do Instagram para ganhar seguidores

Personalizar a sua biografia do Instagram com emojis é uma estratégia bem legal.

Porque além de deixar a sua bio mais divertida e humorada, ainda pode causar vínculos emocionais aos seus visitantes, podendo causar identificação.

Mas, você não deve usar qualquer emoji, você só deve utilizá-los se fizer sentido para o que está sendo dito na sua descrição da bio.

Por exemplo, se você está no subnicho da confeitaria, você pode utilizar emojis de bolo, doces, pudins…

Você pode encontrar esses elementos de personalização em sites especializados, no Google Docs, ou em ferramentas específicas.

Fórmula Negócio Online Alex Vargas

 Conclusão

Essas foram as dicas de o que colocar na biografia do Instagram para ganhar milhares de seguidores engajados.

Se você ainda ficou com dúvida, eu sugiro que você visite outros perfis para se inspirar.

E assim poder criar a sua biografia de forma estratégica e otimizada para atrair milhares de seguidores. E o melhor, que venham se tornar seus potenciais clientes.

Portanto, se você aplicar o passo a passo falado aqui neste artigo, tenho certeza que você será capaz de criar uma ótima biografia.

Agora, se você quer ir além e profissionalizar ainda mais o seu perfil do Instagram com posts criativos e atrativos, eu recomendo você conhecer o Mega Pack Canva.

Se você passa horas no Canva para criar os seus designers, e mesmo assim não ficam do jeito que você gostaria. Com esse Mega Pack Canva você cria posts profissionais em menos de 5 minutos, e economiza seu tempo e dinheiro.

Clique na imagem abaixo e saiba mais no site oficial.

Espero ter ajudado a criar a sua biografia do Instagram, ficou com dúvidas? Deixe abaixo nos comentários.

Até a próxima,

Tchau!

Blog Vamos Enriquecer!

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