Tráfego pago x tráfego orgânico: Qual a melhor estratégia para vender como afiliado?
Essa é uma dúvida muito comum de quem está iniciando no marketing digital como afiliado.
Se você chegou neste artigo, querendo saber o que é tráfego pago x tráfego orgânico, as principais diferenças entre eles, vantagens e desvantagens, e qual o melhor para começar como afiliado no marketing digital.
Então, leia até o final, porque neste artigo vamos tratar sobre esse assunto e no final eu vou te falar por qual você deve começar.
O que é Tráfego Digital?
Antes de falarmos de tráfego pago x tráfego orgânico precisamos entender o que é tráfego digital ou tráfego na web.
Tráfego digital nada mais é do que a circulação de usuários visitando suas páginas, sites, redes sociais, blogs e outros.
E o que isso significa?
Significa que quanto mais tráfego você recebe em suas páginas, maior a visibilidade e maior o alcance do seu negócio. Logo, maiores as chances de conversão em vendas.
Agora conheceremos as principais diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico.
Leia mais: Tráfego Pagos para Afiliados: Saiba como Vender todos os Dias com Tráfego Pago
O que é Tráfego Pago?
Tráfego pago é o tráfego que você precisa pagar para atrair visitantes, seja para o seu site/blog, landing page ou posts impulsionados em redes sociais.
Sabe quando você faz uma pesquisa no Google, e logo nas primeiras posições aparece a palavra “Anúncio” antes da URL?
Isso significa, que o dono daquele domínio pagou para estar naquela posição.
Leia Depois: O Que é Copywriting? Descubra a Arte de Persuadir com Palavras
Estratégias de tráfego pago
Para fazer tráfego pago, você pode usar o Google Ads, Facebook Ads, YouTube Ads, Bing Ads, Linkedin Ads, Taboola.
Confira agora, as principais vantagens e desvantagens do tráfego pago.
Vantagens do Tráfego pago
1. Resultados muito mais rápido
A primeira vantagem do tráfego pago é que com ele você pode ter resultados muito mais rápido, diferentemente do tráfego orgânico.
Isso acontece porque como você está pagando para o Google mostrar os seus anúncios, então mais pessoas serão alcançadas.
E pode ser que você consiga vender como afiliado no mesmo dia ou em poucas horas, mas, isso vai depender se você fez uma boa campanha.
2. Você não precisa aparecer
Uma outra vantagem do tráfego pago é que você não precisa aparecer para começar a vender como afiliado.
Tem muita gente que não gosta de se expor na internet de jeito nenhum, e prefere o anonimato ou porque tem vergonha ou medo de aparecer.
Então, se você não gosta de aparecer, o tráfego pago pode ser uma boa opção para você.
3. Não precisa criar conteúdo
Essa é outra vantagem do tráfego pago. Diferentemente do tráfego orgânico que você precisa criar bastante conteúdo para poder atrair a sua audiência.
No tráfego pago, você não precisa criar conteúdo.
Portanto, se você não tem tempo e não tem paciência para criar conteúdo, o tráfego pago pode ser uma boa alternativa para você.
4. Não precisa focar em apenas um nicho
Ao contrário do que ocorre com o tráfego orgânico, no tráfego pago você não precisa focar em apenas um nicho.
Ou seja, você pode vender produtos de vários nichos diferentes. Aumentando, assim, as suas chances de lucros.
Desvantagens do tráfego pago
1. Precisa investir dinheiro
A primeira desvantagem do tráfego pago é que você precisa investir para ter anúncios ativos.
Para começar, você não precisa de muito, você pode começar com 100, 200 reais, enfim, quem manda é o seu bolso.
Só que você precisa ter sempre dinheiro para se manter ativo por muito tempo, se quiser que seus anúncios continuem aparecendo no Google.
Então, se você não tem dinheiro em caixa suficiente para investir por um período de tempo razoável, melhor começar com o tráfego orgânico.
Leia depois: Plugin Super Links Funciona? Será que Vale a Pena o Investimento?
2. Você pode perder dinheiro
Outra desvantagem do tráfego pago é que você pode perder seu dinheiro, caso você não tenha boas estratégias e não saiba fazer uma boa campanha.
Veja se vale a pena conforme a sua realidade financeira e se esse dinheiro não vai te fazer falta, caso você perca.
Porque ninguém é louco de querer perder dinheiro, não é isso que agente quer, não é mesmo? Mas, no tráfego pago o risco faz parte!
Aprender como funcionam essas plataformas de anúncios é fundamental para você não ficar no prejuízo.
Conheço algumas pessoas que perderam muito dinheiro no tráfego pago, porque foram se aventurar sem nenhum conhecimento prévio de como funcionam as plataformas de anúncio.
3. Não é sustentável no longo prazo
Outra desvantagem é que o tráfego pago não é sustentável no longo prazo, diferentemente do tráfego orgânico.
Pois, se você parar de investir, o seu negócio para de fluir. Isso significa que se o seu dinheiro acabar, os anúncios também param de serem exibidos, portanto, zero vendas!
E se você não tiver uma estrutura própria na internet, o seu negócio para por completo de gerar renda para você.
Leia mais: Como criar uma conta no Google Ads do zero? Tutorial Completo!
O que é o Tráfego Orgânico?
Tráfego orgânico é quando você atrai visitantes para o seu site ou blog de forma gratuita.
Ou seja, é o tráfego que você recebe de forma natural.
Você pode está se perguntando: Tá, mas como eu posso ser encontrado pelos meus visitantes?
Para você ser encontrado você precisa posicionar o seu site ou blog na primeira página dos mecanismos de buscas, como, por exemplo, o Google, Bing.
O que não é nada fácil devido a concorrência! Tudo vai depender da sua palavra-chave otimizada ir de encontro com a busca dos seus visitantes.
Como Fazer Tráfego Orgânico?
Fazer tráfego orgânico de qualidade requer você:
- Estudar a sua persona, também chamado de público alvo;
- Usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization);
- Criar conteúdos de qualidade para atrair as pessoas até a sua zona de conversão; e
- Ter um site responsivo, ou seja, um site que seja rápido.
Leia depois: Tema AVENGER – Tenha um Blog Mais RÁPIDO e de ALTA CONVERSÃO
Principais Estratégias de tráfego orgânico
Para atrair visitantes para o seu negócio usando o tráfego orgânico, você pode usar estratégias de site, blog, Facebook, Instagram, YouTube…
Portanto, conheça agora, as principais vantagens e desvantagens do tráfego orgânico.
Vantagens do Tráfego Orgânico
1. Não precisa investir dinheiro em anúncios
A primeira vantagem do tráfego orgânico é que você não precisa investir dinheiro em anúncios para atrair os seus visitantes para o seu blog ou site.
Tudo acontece de forma gratuita, ou seja, basta investir em um bom marketing de conteúdo, práticas de SEO, para assim, atrair os seus visitantes até suas páginas.
2. Negócio sólido no longo prazo
O Tráfego orgânico tem o poder de tornar um negócio sólido e sustentável no longo prazo.
É o que chamamos efeito bola de neve, ou seja, o seu trabalho se soma dia após dia, podendo gerar resultados duradouros no longo prazo.
Você acaba se mantendo ativo na internet, porque não depende de anúncios para que você seja encontrado, e mais, você pode ser encontrado por vários anos a fio.
Desde que você mantenha o seu site ou blog com conteúdos relevantes e atuais.
3. Gera Relacionamento e autoridade
Quando você é encontrado nos mecanismos de buscas pela a sua audiência naturalmente, isso faz você se tornar autoridade no seu nicho de mercado.
Pois, ao criar conteúdos gratuitos voltados para o seu público alvo, você se torna referência no assunto, conecta você a sua audiência e aumenta a sua credibilidade.
Dessa forma, as pessoas passam a ter mais confiança em você, e consequentemente, aumenta as suas chances de vendas.
Desvantagens do Tráfego Orgânico
1. Estratégia de longo prazo
A primeira grande desvantagem do tráfego orgânico é que é uma estratégia demorada, ou seja, de médio a longo prazo.
Porque até você criar conteúdo, conquistar audiência qualificada, criar relacionamento, tudo isso leva bastante tempo, e não se constrói do dia pra noite.
E se você não tiver pessoas visitando os seus canais e consumindo os seus conteúdos vai ser muito difícil vender.
Diferentemente do tráfego pago, que você pode fazer um anúncio hoje e até vender no mesmo dia.
Já no tráfego orgânico não é bem assim que funciona. Pode ser que você demore meses, até você conseguir vender.
No tráfego orgânico requer esforço, dedicação, persistência e muita, muita paciência!
Porque, eu sei, não é fácil trabalhar, trabalhar e não ter resultados, não ver os frutos do seu trabalho.
Então, a dica é não desistir e persistir, que um dia a venda acontece. Amém!
2. Você precisa criar conteúdo
Outra desvantagem do tráfego orgânico, é que você precisa criar conteúdo.
Então, se você não tem tempo, não tem paciência e não gosta de criar conteúdo, definitivamente o tráfego orgânico não é uma boa opção para você.
3. O tráfego orgânico não é totalmente gratuito
Embora, no tráfego orgânico você não precise investir em anúncios para atrair as pessoas até a sua zona de conversão, o tráfego orgânico não é tão gratuito assim.
Para ter um blog ou site, por exemplo, você terá que investir em hospedagem, domínio. E também terá que investir em conhecimento.
Além disso, você terá que vender o seu tempo, pois criar conteúdo de qualidade demanda tempo. E você há de concordar que o tempo é o recurso mais valioso que temos, não é mesmo?
E se você deseja começar no tráfego orgânico eu vou te recomendar esse treinamento muito bom, foi o mesmo que eu fiz para criar minha estrutura completa aqui na internet. Clique aqui ou no botão abaixo para conhecer!
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Tráfego pago x Tráfego orgânico: Qual é o melhor?
Bom, eis a questão que trava muitos afiliados iniciantes: Qual a melhor estratégia, tráfego pago ou tráfego orgânico?
Não existe uma estratégia certa ou errada, a melhor ou a pior.
As duas estratégias são muito boas e uma não exclui a outra, pois ambas funcionam muito bem e podem te trazer ótimos resultados, só que uma é de curto prazo e a outra de longo prazo.
Como você viu, tanto o tráfego pago quanto o tráfego orgânico possuem vantagens e desvantagens.
O melhor é você combinar tráfego pago e tráfego orgânico no seu negócio, para vender e impulsionar ainda mais as suas vendas.
Porque o objetivo de ambas as estratégias é o mesmo: atrair mais visitantes para o seu negócio e vender.
E por onde você deve começar?
Não posso te dar uma resposta exata. Porque vai depender de você, do seu perfil e da sua realidade.
Se você tem dinheiro para investir, e não tem tempo ou paciência para criar conteúdo, e deseja resultados mais rápidos, então comece pelo tráfego pago.
Agora, se você não tem dinheiro ou tem pouco para investir, e não quer arriscar o pouco que tem, então vá para o tráfego orgânico.
O mais importante, é você escolher uma das estratégias para começar, e com o tempo, você segue para outra estratégia, já que ambas se complementam.
E por hoje é só, espero ter ajudado, se ficou com dúvidas, deixe abaixo nos comentários que responderei sempre que possível.
Até o próximo post!
Fica com Deus!
Blog Vamos Enriquecer!
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