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10 Dicas Infalíveis de SEO para Posicionar o seu Site no Google

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Neste post abordaremos as principais dicas de SEO, e como você pode usá-las para ranquear o seu site ou blog na primeira página do Google

O sonho de todo mundo que cria conteúdos para internet é ranquear o site nos principais mecanismos de busca.

Por uma razão muito simples: As pessoas quando pesquisam por um termo no Google, por exemplo, raramente elas vão pesquisar na segunda, terceira … página.

Dessa forma, quanto mais alto o posicionamento do seu site, maiores as chances de você gerar tráfego para ele.

Ter um site ou blog bem posicionado significa mais visibilidade, autoridade, credibilidade, e, claro, mais conversões.

Portanto, se você pretende posicionar o seu site na primeira página do Google, confira abaixo as melhores dicas de SEO.

SEO

1. Defina a sua Palavra-chave 

É muito importante que antes de você criar um conteúdo você defina a sua palavra-chave.

A palavra-chave é o termo que o usuário digita no Google quando quer pesquisar sobre algo.

São exemplos de palavras-chave, “como ser disciplinado”, “como vender no Instagram”, “dieta para emagrecer“, etc.

Então, você precisa descobrir quais são os termos que o seu usuário pesquisa nos mecanismos de busca.

Daí, a necessidade de você escolher um nicho e conhecer a sua persona, ou seja, o seu cliente ideal.

Saiba mais: Como escolher um nicho de mercado lucrativo em 5 passos simples

Por exemplo, para este post, eu vou definir como palavra-chave dicas de SEO, então, quando o usuário pesquisar no Google por este termo, ele pode encontrar o meu post nos resultados do Google.

Para pesquisa de palavras-chave existem algumas ferramentas muito úteis como o Planejador de palavras-chave do Google, Ubersuggest, e o Google Trends.

Com essas ferramentas você encontra o número de buscas mensais, o nível de concorrência, mais ideias de conteúdo, quais as pesquisas relacionadas que os usuários têm feito e muito mais.

Porém, não se apegue ao número de buscas, porque quanto maior o número de buscas maior a concorrência.

E um termo com volume de busca razoável é muito mais fácil para ranquear.

2. Faças Títulos e Descrições Interessantes

Fazer bons títulos e descrições é uma das dicas de SEO mais importante.

O título e a descrição das suas postagens tem que chamar a atenção e despertar o interesse do usuário.

Se você está lendo este artigo, certamente é porque o meu título e a minha descrição te chamaram a atenção.

Quando você digita um determinado termo no Google, e aparece os resultados de pesquisa, você, certamente, só vai clicar naquele título/descrição que te chamaram mais atenção.

O título é a síntese que vai ser abordada no texto, então, seja claro e objetivo

E na sua descrição procure dar uma prévia do que a pessoa vai encontrar no seu conteúdo ao clicar, procure aguçar a curiosidade e o interesse do usuário.

Quando o Google percebe que um título está recebendo muitos cliques, a tendência é ele ir colocando esse conteúdo mais para cima, melhorando o seu posicionamento.

Por isso, trabalhe muito bem os títulos e as descrições do seu conteúdo, porque isso influencia diretamente na taxa de cliques (CTR).

Lembrando que a sua palavra-chave tem que aparecer no título de SEO e no início da sua descrição.

Leia depois: Como Fazer seu PRIMEIRO Vídeo para o YouTube [+ Dicas para Perder o Medo e a Vergonha de Gravar]

3. Tenha um Site Responsivo

Dicas de SEO

Ter um site responsivo é fator de ranqueamento no Google.

Site responsivo é um site que se adapta a diferentes tipos de telas, ou seja, o seu site tem que funcionar bem em desktop, tablet e smartphones.

Atualmente, é grande o número de usuários acessando a internet através dos dispositivos móveis.

O Google valoriza os sites responsivos, e não ter um site responsivo é péssimo tanto para você que vai ser penalizado pelo Google quanto para a experiência do usuário.

Para você ter um site responsivo você precisa investir em um template que tenha essa funcionalidade.

Por exemplo, o template que eu uso aqui no meu blog é o WP Avenger, esse tema é muito responsivo, eu super recomendo, ele se adapta a diferentes telas, clique aqui para conhecer mais o tema WP Avenger.

4. Velocidade de Carregamento das Páginas

Quer coisa pior do que acessar o site lento? 

Você perde logo a paciência e sai da página, não é mesmo? 

Isso é péssimo para a experiência do usuário, além de prejudicar o ranqueamento nos mecanismos de busca.

O Google também não gosta de sites lentos porque proporcionam péssimas experiências para os visitantes.

O ideal é que a página demore menos de 2 segundos para aparecer para o usuário.

Então, se o seu site está lento, procure trabalhar a velocidade para melhorar a experiência dos usuários que visitam as suas páginas.

O Google tem uma ferramenta que serve para medir a velocidade do seu site, é o Page Speed Insights.

Para testar a velocidade do seu site é muito simples.

Basta colocar a URL do seu site, que a ferramenta te dá o desempenho tanto no desktop quanto no mobile, além de dicas de como melhorar ainda mais a performance do seu site.

Além da hospedagem do site, ter um bom template (tema) também influencia muito na velocidade do site.

5. Legibilidade

A legibilidade é uma das dicas de SEO mais importantes, sendo fundamental para colocar o seu site no topo dos buscadores.

A legibilidade significa o quanto o seu conteúdo é fácil de ler. 

É considerado um bom texto para a web, aquele que é de fácil compreensão, ou seja, qualquer pessoa que ler vai entender o que está sendo dito.

Porque, se o seu texto for muito complicado, com muitas palavras difíceis os usuários podem ter dificuldade para entendê-lo.

Dessa forma, o usuário pode abandonar o seu site e buscar informações no seu concorrente.

O que não é nada bom para o seu site, isso pode levar a uma alta taxa de rejeição, podendo prejudicar ainda mais as classificações nos mecanismos de busca.

Leia depois: Tema AVENGER – Tenha um Blog Mais RÁPIDO e de ALTA CONVERSÃO

Dicas para melhorar a legibilidade do seu conteúdo:

  • Escreva o seu conteúdo de forma clara e objetiva;
  • Escreva frases e parágrafos curtos;
  • Faça uso de imagens para quebrar o texto;
  • Divida o seu texto em títulos e subtítulos H1, H2, H3;
  • Destaque as palavras mais importantes em negrito, itálico;
  • Não use palavras muito difíceis, ou seja, palavras com mais de quatro ou mais sílabas são consideradas difíceis de ler.

Leia também: Marketing digital: O que é? Como funciona? E como começar do zero?

6. Usar Imagens Otimizadas e alt text

É muito importante que o seu post contenha imagens que tenham haver com o que está sendo dito.

Por exemplo, se você falar sobre “trabalhar na internet”, põe uma imagem que contextualize o que você está falando, coloque uma imagem de uma pessoa trabalhando no computador.

Procure usar imagens otimizadas e de alta qualidade, e que sejam atraentes para o usuário.

Você também pode usar a sua palavra-chave tanto para renomear a sua imagem quanto para descrevê-la no “alt text” (texto alternativo).

Mas, cuidado! Você não pode abusar do uso da palavra-chave nas suas imagens e nem no seu conteúdo.

O Google pode entender que você está exagerando na otimização do site para SEO, podendo ser penalizado, e, consequentemente, cair de posição.

Leia depois: 8 Maneiras lucrativas de Ganhar Dinheiro no Pinterest

7. Links Internos

Fazer uso de links internos é visto pelo Google como uma boa prática de SEO.

Além de conectar o seu conteúdo, dão ao Google uma ideia de como o seu site está bem estruturado.

Links internos é quando você faz links para outros posts e páginas dentro do seu próprio site.

Além disso, essa estratégia permite que o usuário fique mais tempo navegando no seu site.

Isso mostra para o Google que o seu site é relevante para o usuário, podendo impulsionar o seu SEO, elevando o seu site para os primeiros resultados nos mecanismos de pesquisa. 

Mas, essa linkagem tem que levar o usuário para um conteúdo relevante e interessante. Não deve ser feita apenas por fazer.

Por isso, a importância de criar conteúdos correlacionados entre si.

Dessa forma, quanto mais links de qualidade uma página recebe, mais importante ela será para os mecanismos de busca.

Leia depois: Como Ganhar Dinheiro com Blog: 7 Dicas para Monetizar Rápido

8. Links Externos

Fazer uso de links externos é uma das estratégias mais importantes de SEO.

Links externos é quando você faz links do seu site para outro site.

Se você percebeu, na primeira dica de SEO eu fiz links externos, porque achei interessante você conhecer aquelas ferramentas, como, por exemplo, o Ubersuggest e o Planejador de palavras-chave e outros.

Mas também poderia ser para um site autoridade, ou um site que trouxesse alguma informação atualizada, ou para um site de notícias, por exemplo.

O importante é que o site para o qual você está fazendo a linkagem seja relevante e agregue valor para o usuário.

Os links externos são essenciais não somente para o SEO do seu site, mas também para o SEO de modo geral.

Isso acaba permitindo que a internet se conecte entre si, gerando mais valor para os usuários da web.

Veja também: O que é um Afiliado digital e como ganhar dinheiro nesse mercado?

9. Uso das Palavras de Transição 

Se você já estudou redação, com certeza, você vai lembrar do que são as palavras de transição.

Palavras de transição são aquelas palavras, como, por exemplo, “mas”, “porém”, “no entanto”, “entretanto”, “por exemplo”, “porque”, “então”, ”portanto”, “depois disso”, etc.

Está lembrado? Essas palavras servem para ligar orações, frases e parágrafos.

Dessa forma, o texto torna-se coeso e a leitura mais fácil e fluida, ou seja, tornando o texto mais compreensível pelos seus visitantes.

Além de fazer com que os visitantes passem muito mais tempo na sua página, influenciando o seu SEO.

Mas, cuidado ao empregar essas palavras, pois, o seu uso deve estar adequado e contextualizado.

Você não deve empregar de qualquer jeito, apenas porque tem que usá-las.

Pois, o uso das palavras de transição tem que fazer sentido, de modo, que não prejudique o entendimento do que está sendo transmitido.

Leia depois: Melhores Nichos para Afiliados: Descubra os 12 Mais Rentáveis

10. Produza Conteúdos de Qualidade

A produção de conteúdo útil e relevante para a web, com certeza é uma das dicas de SEO mais importantes.

Se você quer ranquear o seu site nos mecanismos de busca, é muito importante investir na criação de conteúdos de qualidade.

Conteúdos de qualidade são aqueles que procuram entregar soluções e ajudam a tirar as principais dúvidas dos usuários.

Porque, se o seu conteúdo for bom, estiver bem estruturado e com ideias bem organizadas, as pessoas irão passar mais tempo consumindo o seu conteúdo.

E, consequentemente, os motores de busca irão entender que o seu conteúdo tem valor para o usuário.

Podendo, assim, elevar o seu site para as primeiras posições no mecanismos de pesquisa.

Leia Depois: Tráfego pago x Tráfego orgânico: Qual o melhor? E por qual você deve começar?

Conclusão

Fazer SEO não é fácil, pois, os algoritmos dos mecanismos de busca consideram vários fatores para posicionar um site nas primeiras posições.

Você não precisa se preocupar em trabalhar todas as técnicas de SEO no seu site, basta dar atenção às mais importantes.

Você pode instalar o plugin Yoast SEO, o Yoast SEO existe na versão grátis e Premium.

A ferramenta fará uma análise das boas práticas de SEO e legibilidade do seu conteúdo, indicando onde você deve melhorar.

Então, procure criar conteúdos de qualidade, mantenha sempre atualizado sobre SEO, trabalhe as dicas com constância, que a consequência será um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

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Espero ter ajudado, e muito obrigada por ter lido esse artigo até o final. Se você conhece mais dicas de SEO compartilhe conosco nos comentários.

Tchau! 

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