Neste artigo, vamos falar sobre o marketing digital. E você, já ouviu falar em marketing digital? Certamente, que sim!
O marketing digital tem crescido muito nos últimos anos, especialmente, devido ao avanço tecnológico, e a tendência é que cresça ainda mais.
E se você pensa que o marketing digital é somente para quem possui um grande negócio ou uma grande empresa, se engana!
Pois, até um pequeno empreendedor, uma pessoa que ganha dinheiro trabalhando em casa.
Por exemplo, no ramo de culinária ou de beleza, pode usar estratégias de marketing digital para atrair mais clientes para o seu negócio.
Então, se você não sabe o que é marketing digital, nem como funciona e nem como começar nesse universo chamado internet.
Leia o artigo até o final, que eu vou te mostrar duas maneiras para você começar do zero no marketing digital.
Mas antes, vamos entender o que é marketing digital?
O Que é Marketing Digital?
Marketing digital é quando você usa estratégias de marketing na internet, com o objetivo de atrair clientes para seu produto, marca ou serviço, e, consequentemente, vendas.
A principal diferença entre o marketing tradicional que conhecemos e o marketing digital é que, este tem suas campanhas exclusivamente voltadas para o meio online.
As estratégias que antes eram utilizadas offline, agora, estão sendo imitadas e usadas no mundo virtual.
O marketing digital é uma das principais maneiras de comunicação com o público-alvo.
Você já imaginou a quantidade de pessoas conectadas à internet hoje no mundo todo?
Então, essa é a mesma quantidade de pessoas que podem ser alcançadas pelo marketing digital.
A internet, sem dúvida, já faz parte das nossas vidas, cada vez mais as pessoas estão conectadas, e parece que não vivemos mais sem a internet.
É por isso que o marketing digital é tão atrativo.
Hoje em dia, usamos a internet para quase tudo, estamos o tempo todo conectados, quando queremos saber de algo é na internet que vamos pesquisar, não é mesmo?
Usamos a internet para estudar, trabalhar, se comunicar, se divertir, ter informação de um produto ou serviço, comparar preços, comprar, etc.
A internet revolucionou o modo de nos relacionar e de nos comunicar.
Portanto, o mundo mudou, as pessoas mudaram, e cada vez mais as pessoas estão aderindo a esse novo estilo de vida, o de comprar pela internet.
E é exatamente aí, que entram as estratégias de marketing digital.
Leia depois: Fórmula Negócio Online Funciona? Minha Opinião Sincera!
Como Funciona o Marketing Digital?
Vejamos a seguir, as principais estratégias de marketing digital para você aplicar no seu negócio online e ganhar dinheiro pela internet.
1. Otimização dos Mecanismos de Buscas – SEO
SEO – Search Engine Optimization, significa otimização dos mecanismos de buscas.
São técnicas de marketing digital que ajudam a melhorar o posicionamento do seu site no Google, Bing e Yahoo.
Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e aparece aqueles resultados logo na primeira página?
Então, aqueles sites fazem parte do ranqueamento.
Ao fazer SEO nos seus conteúdos, utilizando as palavras-chave de forma otimizada, seu tráfego orgânico pode aumentar.
Assim, você não precisa investir em anúncios para que seu blog apareça na primeira página do Google.
Um bom SEO pode melhorar tanto a visibilidade do seu site, quanto a sua presença e autoridade online, isto significa mais visitantes, e, consequentemente, mais conversões.
As ferramentas para pesquisa de palavras-chave são o UberSuggest ou Answer the Public.
Você pode ainda usar o Semrush como ferramenta de SEO técnico que é para corrigir e identificar falhas de SEO, e para analisar a concorrência, você pode usar o Google Analytics, que é uma ferramenta gratuita.
Saiba Mais: 10 dicas infalíveis de SEO para Ranquear o seu site no Google
2. Marketing dos Mecanismos de Busca – SEM
SEM – Search Engine Marketing é uma estratégia de marketing digital que visa otimizar sites ou blogs para que alcancem os topos dos principais mecanismos de buscas como o Google, Bing e Yahoo.
Pode ser de forma orgânica ou paga, no entanto, o marketing de busca envolve tanto SEO quanto SEM.
É muito importante que você produza conteúdo relevante e de qualidade para a sua audiência, assim, você estará fazendo SEM de qualidade.
3. Marketing de Conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que tem como principal objetivo prover informações relevantes para o seu público-alvo.
Ou seja, você constrói um relacionamento com a sua audiência por meio da entrega de um conteúdo valioso e atrativo.
A intenção do marketing de conteúdo é criar um relacionamento com o seu público.
Com isso, aumentar o tráfego, a geração de leads, e, consequentemente, mais oportunidades de vendas, ou seja, mais conversões.
Crie um Blog
A melhor forma de manter um relacionamento com o seu público é criando um blog ou um site.
Para criar é muito simples, você só precisa comprar uma hospedagem, um domínio e um tema profissional, como, por exemplo, o Tema Avenger.
Outra coisa que você precisa fazer é escolher um nome para o seu domínio.
Você pode criar no seu próprio nome, assim, você cria uma autoridade em cima do seu nome.
Ou, um nome de domínio que seja relacionado com o seu nicho de atuação.
É muito importante que você escolha um nicho de mercado para o seu negócio online.
Você pode falar sobre qualquer assunto, desde que seja um assunto que você gosta, tenha afinidade e conhecimento, e que seja de interesse de outras pessoas.
Crie um relacionamento com o seu público, por meio da entrega de um conteúdo de qualidade, e poste com frequência para atrair a sua audiência.
Ao criar esses conteúdos, pense numa necessidade ou desejo que as pessoas relacionadas ao seu nicho de atuação possuem, e que você pode solucioná-los.
Leia depois: Como Trabalhar com Marketing Digital [Guia Completo]
4. Marketing de Mídia Social
As redes sociais também são canais favoráveis para o marketing digital, principalmente, porque nelas é possível exercer influência sobre os seus seguidores.
Ter um perfil nas principais redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, etc. é fundamental no marketing digital.
Nas redes sociais você deve postar conteúdos de valor para atrair sua audiência, como postar textos, imagens e vídeos.
Agora, veja o potencial dessas plataformas para o seu negócio online.
O Facebook é considerado a maior rede social do mundo, atualmente, já são cerca de 2,7 bilhões de usuários ativos.
A plataforma está sempre inovando e trazendo novas ferramentas, sendo, portanto, uma ótima aposta para o marketing digital.
No mundo, estima-se que são 1.221 bilhões de usuários ativos no Instagram, só perde para o Facebook.
Só no Brasil, já são 95 milhões de usuários, sendo a 4.ª rede social mais usada pelos brasileiros.
O Instagram tem grande potencial de engajamento, sendo também, uma boa estratégia de marketing digital.
Já o LinkedIn conta com 116 milhões de usuários, sendo a maior rede social de relacionamento profissional do mundo.
Podendo ser muito aproveitada no marketing digital por já ter esse perfil direcionado para negócios.
- YouTube
O YouTube já possui cerca de 2,291 bilhões de usuários sendo a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo.
O Brasil é o segundo país com mais tráfego na plataforma.
Quem não gosta de assistir vídeos no YouTube?
As pessoas passam horas assistindo vídeos no YouTube, portanto, ter um canal no YouTube é muito bom para o seu negócio online, além de trazer muito engajamento.
5. E-mail-Marketing
O e-mail marketing nada mais é do que o envio de mensagens de e-mail para uma lista de contatos, chamados de leads.
O e-mail marketing tem como objetivo criar e manter um relacionamento com potenciais clientes.
Os leads são as pessoas que visitam o seu blog e em troca de alguma recompensa, por exemplo, um e-book ou uma vídeo-aula, deixam seus dados pessoais como, o e-mail e o nome.
Assim, ao deixar esse contato ele se torna um lead, a partir daí, você pode iniciar um relacionamento com esse cliente.
Porque ele demonstrou real interesse no seu conteúdo, marca, produto, ou serviço, sendo portanto, uma ótima oportunidade de vendas.
Por isso, o e-mail marketing é uma estratégia muito importante no marketing digital.
Porque com ele você interage diretamente com o seu público e de forma personalizada, além da possibilidade de alcançar clientes potenciais.
Com ele você pode, por exemplo, comunicar novidades, conteúdos, ofertas, promoções de produtos, gerar vendas, nutrição de leads, newsletters, etc.
Você pensou que acabou? Acabou nada!
Continue lendo, porque tem mais estratégias de marketing digital para você aplicar no seu negócio online.
É só conferir abaixo!
Como Começar no Marketing Digital do Zero?
Agora, eu vou te mostrar duas formas para você começar no marketing digital.
Mas, essas duas formas que eu vou te apresentar aqui, não são as únicas, existem diversas outras formas para se trabalhar com marketing digital.
Portanto, essas duas formas são as que eu considero as melhores para ganhar dinheiro na internet de forma muito lucrativa.
Leia depois: Ferramentas Ninja Funciona? Aumente suas Vendas como Afiliado em Até 3X Mais
1. Comece no Marketing Digital como Produtor de Infoprodutos
Uma das melhores formas de ganhar dinheiro no marketing digital, sem dúvidas, é criando e vendendo o seu próprio produto digital ou infoproduto.
Um infoproduto é um produto que transmite algum tipo de conhecimento ou informação.
É aquele distribuído em formato digital, ele pode ser vendido ou distribuído gratuitamente na internet.
Se você tem alguma habilidade ou conhecimento em algum assunto, ou seja, se você sabe fazer algo interessante e que pode ser ensinado para outras pessoas, você pode transformar esse conhecimento em um produto digital.
Digamos que você quando cozinha todo mundo te faz elogios ou você tem conhecimento na área de saúde e beleza, ou sabe muito sobre finanças e investimentos.
Enfim, você pode pegar esse conhecimento e transformar em um infoproduto e ganhar dinheiro na internet.
Como, por exemplo:
- Curso online;
- Ebook;
- Video aulas;
- Podcast…
É muito importante que esse produto seja de interesse de outras pessoas, e principalmente, que agregue valor para quem compra.
Veja abaixo algumas dicas valiosas para a criação do seu produto digital.
5 Dicas essenciais para definir um infoproduto
- Escolha um nicho de atuação de acordo com as suas afinidades e conhecimentos;
- Pesquise quem são as pessoas que irão consumir esse conteúdo, isto é, a sua persona, como a idade, gênero, profissão, classe social, estado civil, renda, profissão…;
- Pesquise e identifique quais são as “dores (problemas)” e os “desejos (prazer)” do seu público;
- Analise a sua concorrência, ou seja, observe o que eles estão fazendo, onde eles estão acertando ou errando. E a partir daí, veja qual será o seu diferencial em relação ao seu produto.
- Defina qual é o formato digital ideal para a sua audiência, por exemplo, é um ebook, curso online, podcast, webinars, Software…
Agora que você já definiu seu nicho, já conhece a sua persona, as dores e os desejos do seu público e o formato digital que irá criar o seu produto.
Então, vamos para a parte de criação do seu infoproduto.
Dicas de criação do seu infoproduto
- Faça um planejamento e organize o seu conteúdo, dividindo em módulos e vídeos-aulas;
- Crie um conteúdo de qualidade, ou seja, o melhor possível, procurando sempre expor o seu conteúdo de forma clara e objetiva;
- Caso opte por gravar em formato de vídeo, utilize uma câmera de boa qualidade para gravar;
- Procure um ambiente com uma boa iluminação, um cenário apropriado conforme o seu nicho e um microfone para captar o som;
- Procure fazer um bom trabalho de edição;
- Faça uma boa apresentação do seu produto;
- Crie uma página de vendas persuasiva; e
- Escolha uma plataforma digital para publicar o seu infoproduto.
Existem diversas plataformas digitais para hospedar o seu produto digital, como, por exemplo, a Hotmart, Monetizze, Eduzz, e Braip.
O melhor de produzir o seu próprio produto digital é que você só tem o trabalho de fazê-lo uma única vez.
Depois disso, você o põe na internet e ele é vendido várias e várias vezes.
Sem precisar que você esteja ali presente para realizar as vendas, dando a você a possibilidade de ganhos recorrentes e uma escalabilidade muito grande de lucros ao longo do tempo.
2. Comece no Marketing Digital como um Afiliado Digital
Uma das melhores formas de ganhar dinheiro na internet, de forma muito lucrativa é sendo um afiliado digital.
O afiliado digital é aquele que promove produtos de terceiros, ou seja, produtos digitais produzidos por outras pessoas (produtores digitais).
Funciona assim: Você faz um cadastro em uma plataforma digital, se afilia a um produto, ao se afiliar você ganha um link exclusivo.
Depois, é só fazer a divulgação desse link de forma correta na internet, e quando as pessoas clicarem em seu link e realizarem a compra você ganha uma comissão.
Você pode ser um afiliado tanto de produtos digitais quanto de produtos físicos.
Existem produtos digitais em diversos nichos de mercado, como culinária, artesanato, saúde e beleza, negócios, investimentos e outros.
As comissões variam muito, algumas podem chegar até mais de 50% do valor do produto.
Confira abaixo os principais passos para se tornar um afiliado digital de sucesso.
6 passos para ser um afiliado digital
- Escolha um nicho de mercado lucrativo, de preferência que seja um nicho que você goste, tenha afinidade e conhecimento;
- Estude as estratégias de marketing digital;
- Escolha bons programas de afiliados para participar, como, por exemplo, Hotmart ,Monetizze, Eduzz, Braip e E-goi;
- Escolha bons produtos para divulgar de acordo com o seu nicho;
- Faça a divulgação na internet, ou seja, em seus canais de comunicação; e
- Crie conteúdo valioso para atrair a sua audiência.
A principal vantagem de se trabalhar como um afiliado é que você não precisa produzir um infoproduto para começar a trabalhar no marketing digital.
Você só precisa gerar tráfego para os seus produtos de afiliados e converter esse tráfego em vendas.
Leia mais: O Que é Funil de Vendas, Como Funciona, e Como Fazer Um?
Conclusão
O fator primordial para ter sucesso no marketing digital, sem dúvidas, é adquirindo conhecimento.
Você precisa aprender estratégias mais avançadas sobre o marketing digital, para realmente ter bons resultados.
O treinamento que eu recomendo vai te ensinar a ser um afiliado digital de sucesso.
O Fórmula Negócio Online, tem me ajudado muito a entender o marketing digital como um todo, e tenho certeza que vai te ajudar também.
O treinamento é completo e atualizado, com as melhores estratégias de vendas online.
É um passo a passo, em que você vai aprender clique a clique na tela do seu computador a criar o seu negócio online 100% do zero para poder ganhar dinheiro na internet sem sair de casa e sem precisar aparecer.
Então, se você quiser conhecer mais sobre o treinamento é só clicar aqui, ou botão abaixo.
Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco sobre o marketing digital.
E se você ficou com alguma dúvida, deixe nos comentário abaixo, que eu te responderei sempre que possível.
Até o próximo post!
Tchau!!
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